Educador de Valor: EaD e Piquenique inspiraram Alessandra Miguel, que criou seu próprio projeto 

Professora da rede municipal de Amparo (SP) há 25 anos, Alessandra Miguel atua como professora do 5º ano na CIME Peter Pan. Em 2022, ela e sua parceira de sala, a professora Naine, fizeram a formação EaD de Educação financeira com o IBS. Foi nesta chegada do IBS ao município – fruto do projeto financiado pela Ypê e da Aliança pela Educação Financeira – que nela foi despertado o desejo de aprender e transmitir aos alunos todo o conhecimento adquirido no curso. 

A partir desta experiência, ela criou o projeto Agente Consciente, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância do planejamento financeiro para o alcance de objetivos pessoais. Por meio deste projeto – e usando o Piquenique como base – os alunos vão tomando consciência sobre o consumo excessivo, influência de propagandas e redes sociais e suas desvantagens tanto financeiras quanto ambientais e empreendedorismo. 

“No decorrer do projeto, busquei compreender a realidade de cada aluno, e direcioná-los de forma a refletirem mais sobre seus desejos, imediatos e a longo prazo. O que podem fazer para que esses desejos sejam alcançados, uma vez que estão em fase de formação de personalidade. É imprescindível que tenham um contato com essas noções, e percebam que é possível buscar uma realidade diferente”, explica. 

Como produto final o aluno leva de questionamento, que a vida é feita de escolhas e cabe a cada um decidir quanto irá poupar e consumir. “Todo esse projeto aconteceu devido a Formação do IBS, a qual despertou em mim o desejo que fazer algo melhor para meus alunos e seu futuro. Esse engajamento sobre a temática do curso e questões rotineiras como apareciam em filmes recomendados me motivaram muito” continua. 

Além de sugestões de filmes, o curso trouxe indicações de livros, os quais, segundo ela, foram utilizados como ponto de partida para motivar os alunos a compreender melhor sobre a educação financeira no geral. “O jogo Piquenique veio como instrumento pedagógico em sala de aula, estimulando o interesse dos alunos em aplicar as práticas adquiridas nos jogos em seu planejamento financeiro, elaborando um cofrinho para decidir ao longo da vida sobre poupar e consumir” conta ela. 

Alessandra acredita que a semente está sendo plantada e que os benefícios virão ao longo dos anos. “Na sala de aula, são 19 alunos e 2 professoras, e a comunidade escolar, de forma indireta, observa os trabalhos realizados. Esses alunos são os troncos que ramificam para seus próximos essas noções de poupar, tomar decisões e empreender” finaliza. 

Vídeo: Amparo (SP)_Além dos Muros da Escola: Professores que Transformam 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *