Perguntas frequentes – Piquenique

Como jogar piquenique

O jogo Piquenique é vendido?

Não. O projeto de educação financeira por meio de jogos do Instituto Brasil Solidário é uma iniciativa social financiada por empresas que querem ajudar educadores, alunos e suas famílias. Por isso, os jogos não são vendidos. Os municípios que recebem são escolhidos dentro de nossas propostas de expansão, e todas as escolas são atendidas para as faixas etárias adequadas ao projeto, incluindo jogos de reposição e treinamento, entregues à secretaria parceira.

Quantas pessoas podem jogar?

R: No mínimo duas, no máximo seis pessoas, cada uma com um peão.

Posso jogar com apenas um dado?

R: Sim, mas o jogo será mais demorado.

Ganha quem chega primeiro?

R: Não. Ganha quem tiver mais dinheiro após comprar todos os itens da lista elaborada para o piquenique. Chegar primeiro é apenas o segundo critério de desempate no jogo.

Meus alunos somente escolhem produtos de A$ 1, achando que isso “facilita a possibilidade de ganhar” o jogo. O que eu faço?

R: Como diz a regra, a escolha de produtos é livre. Mas você pode – e deve – mostrar que assim como na vida real, a escolha de produtos diversificados atende também o gosto pessoal, e pode trazer vantagens com as cartas de tomada de decisão (vermelhas). Faça-os perceber que descontos e promoções valem na ideia de diversificação de produtos (e preços), e que escolher os “mais baratos” não necessariamente traz benefícios financeiros ao jogador.

O jogo pode ter mais de um vencedor?

Não. Quando terminar empatado, o vencedor é aquele cuja somatória dos valores dos produtos adquiridos for maior. Mas atenção: isso se aplica apenas para os produtos previamente selecionados na lista de compras. Se ainda assim houver empate, aí sim, ganha quem chegou primeiro ao parque.

Quando a carta que eu tirei me diz para avançar ou voltar casas e eu cair em casas vermelhas ou amarelas devo tirar uma nova carta?

R: Não. A cada jogador só é permitido uma carta por vez. Se após avançar ou retornar, você cair numa casa amarela ou vermelha, sua jogada termina ali.

Joguei o dado, andei no tabuleiro e caí numa casa branca. E agora, o que faço?

R: Aguarde a próxima vez de jogar.

Quando tiro a carta “compre refrigerante ou suco de laranja” sou obrigado a comprar?

R: Sim, nesse caso a compra é obrigatória.

As cartas amarelas voltam ao baralho?

R: Sim, as cartas amarelas, após serem utilizadas, sempre devem voltar ao final do monte de cartas amarelas organizadas no tabuleiro.

As cartas vermelhas voltam ao baralho?

R: Depende da carta. Algumas indicam que o jogador pode permanecer com a carta até o final, as demais são de decisão imediata, e após leitura e decisão do jogador, devem voltar para o final do monte de cartas vermelhas no tabuleiro.

As cartas vermelhas ou amarelas devem permanecer com o jogador até o final da partida?

R: Não. Somente dois modelos de cartas vermelhas que expressamente indicam que devem ou podem ser guardadas para utilizar no final do jogo. Todas as demais, vermelhas e amarelas, devem voltar para baixo do conjunto de cartas do tabuleiro, de acordo com a cor.

Quando devo distribuir as cartas de produtos?

R: As cartas de produtos são distribuídas no final do jogo, de acordo com a lista individual de cada jogador. Pode acontecer de alguns produtos serem comprados ao longo do jogo (dependendo do conteúdo de algumas cartas vermelhas).

Após chegar ao parque, no momento de compra de produtos, caso não tenha mais uma carta com o alimento que escolhi, o que devo fazer?

R: Se não houver mais cartas do alimento escolhido, deve-se escolher outro item no mesmo valor. Isso não gera prejuízo ao jogador (ele terá o mesmo gasto previsto na lista de compras).

O que acontece se ao longo do jogo eu ganhar ou comprar um produto que não estiver em minha lista?

R: Nesse caso o resultado não é alterado. Para a finalidade do jogo somente os produtos da lista elaborada alteram o resultado.

O que acontece se ao longo do jogo eu ganhar ou comprar um produto que já estiver em minha lista?

R: Nesse caso, quando você chegar ao final do jogo, não precisará efetuar a compra destes produtos.

Todos devem obrigatoriamente chegar até o final do tabuleiro?

R: Sim. Após todos chegarem ao final, inicia-se a compra dos produtos da lista e o cálculo de quantas Américas sobrou para cada jogador.

Posso vender ou trocar produtos com os demais jogadores?

R: Não. O objetivo é comprar os 4 produtos especificados na lista exclusivamente através das jogadas realizadas, sem negociação entre jogadores. O respeito às regras do jogo traz sempre melhores aprendizados propostos em educação financeira, uma vez que estamos falando de um planejamento a ser executado.

Posso fazer mais produtos da lista?

R: Sim, desde que se respeitem as mesmas bases de valores (A$ 1 a A$ 4) e as demais regras do jogo.

Se eu estiver a 3 casas de terminar o jogo e tirar 6, devo ir até o final e voltar as casas que ainda faltam?

R: Não. Quando o jogador ultrapassa a linha de chegada, sua participação no tabuleiro termina. Resta a ele esperar que os outros também cheguem para que todos iniciem a compra dos itens das listas elaboradas.

Posso mudar as regras do jogo?

R: Os jogos foram idealizados para que efetivos aprendizados de educação financeira sejam alcançados, sendo as regras pensadas para esse fim por especialistas. Você pode se inspirar no circuito do tabuleiro e uso aleatório de cartas, e criar outras possibilidades pedagógicas a partir desse conceito.

É um jogo exclusivo que estimula somente a matemática?

R: Não. O Piquenique aborda questões de nutrição, educação ambiental, gentileza, mobilidade urbana, entre outros. Consulte os planos de aula e use sua imaginação para construção de muitas possibilidades pedagógicas e interdisciplinares.

O Piquenique é um jogo escolar?

R: Trata-se de um jogo para toda a família, que pode ser usado tanto no contra turno como dentro das disciplinas tradicionais de forma interdisciplinar como propõe a BNCC. Muitos adultos se divertem enquanto aprendem sobre finanças e a importância de economizar para o cumprimento de uma meta (no caso a compra dos itens selecionados com sobra de dinheiro).