Vamos jogar e aprender!
  • Institucional
    • Educação Financeira
    • Implementação
    • Parceiros
    • LATAM
    • Vídeos institucionais
  • Jogos
    • Piquenique
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
      • Piquenique Online
      • Piquenique em Libras
    • Bons Negócios
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
    • Downloads
  • Notícias
  • Imagens
  • Aprendizados
    • Professores que transformam
  • Contato
  • Blog
  • PT
    • EN
    • ES
22 de agosto de 2024 por Gabriela Martins

Por dentro do Projeto CAFEZIN, de Aracruz (ES) 

Por dentro do Projeto CAFEZIN, de Aracruz (ES) 
22 de agosto de 2024 por Gabriela Martins

Ao colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas formações do IBS, os professores Luciano Chagas, Geislane Souza, Débora de Oliveira e Eunice Xavier, idealizaram o Projeto CAFEZIN, que utilizou a Educação Financeira de forma interdisciplinar e prática com 120 alunos, dos 4º e 5º Anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zilca Nunes Vieira Bermudes, no município de Aracruz (ES). 

A ideia era ensinar empreendedorismo por meio do beneficiamento do Café Conilon, principal fonte de renda de cerca de 80% das propriedades rurais do estado do Espírito Santo. Dividido em teoria, onde foram inseridas rodadas do jogo Piquenique entre as equipes, e a prática, na feitura do café de forma artesanal, foram necessários 65 dias (entre os meses de abril e junho) para a entrega do produto pronto para o consumo. 

Durante o beneficiamento, a marca CAFEZIN recebeu um logotipo e os alunos participaram ativamente das sete fases da produção; iniciando com 50 quilos de café “in natura”. Na prática, houve a separação dos grãos maduros e verdes; a secagem à luz do sol; a pilagem dos grãos, com pilão de madeira; separação de cascas e outras impurezas e a peneiragem, preparando cerca de 6,4 quilos de café para a torra. 

O café foi moído, envasado e pesado, com 250 gramas para cada embalagem comercializada na própria escola. O projeto uniu várias áreas do conhecimento, como Matemática, História, Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e Arte.  

“Eles aprenderam sobre os tipos de café, de acordo com cada região e realizaram uma pesquisa sobre qual o café preferido das famílias. Confeccionaram gráficos e cartazes para análise dos dados e pesquisaram a cotação do café para acompanhar a variação do preço no mercado financeiro”, informou o professor Luciano Chagas. 

Artigo anteriorPIC$ e PIC$ BIO ativam projeto Sementes de Criatividade no RS Próximo artigo Programação em Manaus (AM) tem Educação Financeira, Teatro de Bonecos e palestra sobre cidadania 

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Catalão (GO) recebe oficina com jogos e debate planejamento desde a Educação Infantil 28 de fevereiro de 2025
Educação Financeira com poesia e cordel em Monte Horebe (PB) 27 de fevereiro de 2025
Entrevistados do documentário ‘Virando o Jogo’ terão série de posts especiais nas redes sociais  26 de fevereiro de 2025

Categorias

  • Aliança da Educação Financeira
  • América Latina
  • EaD
  • Educação Financeira
  • PICS
  • Piquenique Online
  • Vamos Jogar e Aprender

Meta

  • Cadastre-se
  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

Bons Negócios Chile E.E.F. De Moita Redonda Educação Financeira EMEF Desembargador Pedro de Queiroz EMEF Germano José Do Nascimento EMEF José Roldão de Oliveira EMEF Raul Barbosa Expansão dos jogos Mobilização Piquenique Sequências Didáticas Visitas de acompanhamento

Vamos jogar e aprender!

Vamos Jogar e Aprender é o site sobre os jogos PIQUENIQUE e BONS NEGÓCIOS, desenvolvidos com intuito de contribuir, de forma significativa, ao cumprimento da BNCC – Base Nacional Comum Curricular que, entre outros temas, traz a Educação Financeira como meta entre os temas transversais que devem constar nos currículos escolares brasileiros, incluindo Estados e Municípios.

Contato

São Paulo – Ceará
(11) 3791-0015
contato@brasilsolidario.org.brwww.brasilsolidario.org.br
Seg. - Sex. | 9h - 18h

Posts recentes

Catalão (GO) recebe oficina com jogos e debate planejamento desde a Educação Infantil 28 de fevereiro de 2025
Educação Financeira com poesia e cordel em Monte Horebe (PB) 27 de fevereiro de 2025
Entrevistados do documentário ‘Virando o Jogo’ terão série de posts especiais nas redes sociais  26 de fevereiro de 2025
Instituto Brasil Solidário - IBS
  • Login
Esqueceu sua senha?
Esqueceu sua senha? Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
body::-webkit-scrollbar { width: 7px; } body::-webkit-scrollbar-track { border-radius: 10px; background: #f0f0f0; } body::-webkit-scrollbar-thumb { border-radius: 50px; background: #dfdbdb }