Em Bento Gonçalves (RS), a Escola Doutor Tancredo de Almeida Neves tem se destacado pela implementação de uma iniciativa que une consciência ambiental e práticas de Educação Financeira no dia a dia dos estudantes. Inspirado nas atividades com os jogos e no projeto “Reciclar é Fazer Mágica”, a escola criou um modelo pedagógico que transforma garrafas PET em aprendizado e oportunidades.
Um dos diferenciais da proposta é a criação do Tancrédito, moeda própria da escola, entregue aos alunos em troca da arrecadação de materiais recicláveis. Com ela, os estudantes podem pagar saídas de estudo, adquirir livros e participar de atividades ao longo do ano letivo.
Para a assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Carla Carlesso a iniciativa é um caminho para envolver a comunidade escolar e formar cidadãos mais críticos.
“A proposta vem mostrando como é possível fazer escolhas conscientes e planejar o futuro. O mais bonito é ver o engajamento deles e das famílias nesse processo, percebendo que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações. Reciclar não é apenas uma questão ambiental, mas também uma oportunidade de aprender a gerir recursos e a valorizar o coletivo. É uma lição para a vida”, afirma.