Vamos jogar e aprender!
  • Institucional
    • Educação Financeira
    • Implementação
    • Parceiros
    • LATAM
    • Vídeos institucionais
  • Jogos
    • Piquenique
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
      • Piquenique Online
      • Piquenique em Libras
    • Bons Negócios
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
    • Downloads
  • Notícias
  • Imagens
  • Aprendizados
    • Professores que transformam
  • Contato
  • Blog
  • PT
    • EN
    • ES
10 de fevereiro de 2020 por Gabriela Martins

Projeto Jogos de Educação Financeira inicia processo de Avaliação Externa nas escolas participantes

Projeto Jogos de Educação Financeira inicia processo de Avaliação Externa nas escolas participantes
10 de fevereiro de 2020 por Gabriela Martins

O Projeto Jogos de Educação Financeira inicia este ano mais um importante processo de acompanhamento dos resultados das atividades com os Jogos Piquenique e Bons Negócios. Após um período intenso de formações e expansão das atividades do projeto em mais de 30 cidades do Brasil, as escolas participantes estão recebendo visitas de uma equipe da empresa de pesquisa e avaliação de impacto Plano CDE, para a execução de uma avaliação externa qualitativa e quantitativa.

Envolvendo desde grupos focais em diálogo com educadores e alunos, até questionários e entrevistas abrangendo análise nas dimensões cognitivas, comportamental e atitudinal, as avaliações estão sendo mobilizadas em três cenários distintos e importantes para um resultado efetivo do impacto do trabalho de educação financeira que vem sendo realizado utilizando o material dos jogos educativos.

As visitas foram agendadas em escolas dos três municípios que participaram do projeto-piloto: Beberibe, Pindoretama e Cascavel, também numa região que está com o projeto em andamento, nesse caso foi escolhido o município de Sobral, e por último, uma cidade que recebe as ações este ano, mas ainda não está com o material dos jogos, marcado na escola de ensino médio de Serra do Mel/RN.

A proposta inclui um retorno as escolas no mês de junho, com foco numa análise comparativa dos dados coletados inicialmente. As informações adquiridas na avaliação permitem não só uma estimativa importante sobre o impacto das ações desenvolvidas, como possibilita encontrar novas oportunidades de aprimorar o trabalho fomentado para além dos muros da escola.

Na primeira avaliação externa realizada logo após a fase do projeto piloto em escolas do Ceará, os dados apontaram que 77% das escolas que receberam as ações melhoraram indicadores em conhecimento de educação financeira. Os depoimentos coletados durante as entrevistas, trouxeram perspectivas fundamentais para a etapa de expansão nacional das atividades, incluindo uma metodologia de amplo alcance e de planejamento para o currículo escolar, até a construção do Portal “Vamos Jogar e Aprender” com todo o material disponível em fácil acesso, seja o tutorial dos jogos como material de apoio para as sequências didáticas e planos de aula.

Para a elaboração dos questionários e entrevistas, foram pautadas grandes referências nacionais e internacionais com dados do Banco Mundial, CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e Anz Survey of Adult Financial Literacy in Australia.

 

Artigo anteriorConcurso elegeu novas cartas-desafio para jogo Bons NegóciosPróximo artigo Ganhadores de Beberibe/CE do Concurso das “Cartas-Desafio” recebem a premiação do Kit de Educação Financeira

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Catalão (GO) recebe oficina com jogos e debate planejamento desde a Educação Infantil 28 de fevereiro de 2025
Educação Financeira com poesia e cordel em Monte Horebe (PB) 27 de fevereiro de 2025
Entrevistados do documentário ‘Virando o Jogo’ terão série de posts especiais nas redes sociais  26 de fevereiro de 2025

Categorias

  • Aliança da Educação Financeira
  • América Latina
  • EaD
  • Educação Financeira
  • PICS
  • Piquenique Online
  • Vamos Jogar e Aprender

Meta

  • Cadastre-se
  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

Bons Negócios Chile E.E.F. De Moita Redonda Educação Financeira EMEF Desembargador Pedro de Queiroz EMEF Germano José Do Nascimento EMEF José Roldão de Oliveira EMEF Raul Barbosa Expansão dos jogos Mobilização Piquenique Sequências Didáticas Visitas de acompanhamento

Vamos jogar e aprender!

Vamos Jogar e Aprender é o site sobre os jogos PIQUENIQUE e BONS NEGÓCIOS, desenvolvidos com intuito de contribuir, de forma significativa, ao cumprimento da BNCC – Base Nacional Comum Curricular que, entre outros temas, traz a Educação Financeira como meta entre os temas transversais que devem constar nos currículos escolares brasileiros, incluindo Estados e Municípios.

Contato

São Paulo – Ceará
(11) 3791-0015
contato@brasilsolidario.org.brwww.brasilsolidario.org.br
Seg. - Sex. | 9h - 18h

Posts recentes

Catalão (GO) recebe oficina com jogos e debate planejamento desde a Educação Infantil 28 de fevereiro de 2025
Educação Financeira com poesia e cordel em Monte Horebe (PB) 27 de fevereiro de 2025
Entrevistados do documentário ‘Virando o Jogo’ terão série de posts especiais nas redes sociais  26 de fevereiro de 2025
Instituto Brasil Solidário - IBS
  • Login
Esqueceu sua senha?
Esqueceu sua senha? Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
body::-webkit-scrollbar { width: 7px; } body::-webkit-scrollbar-track { border-radius: 10px; background: #f0f0f0; } body::-webkit-scrollbar-thumb { border-radius: 50px; background: #dfdbdb }