O projeto Jogar e Aprender ganhou destaque acadêmico ao ser objeto de estudo em uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC). A dissertação, desenvolvida pelo professor pedagogo Mário Cabral, da rede municipal de ensino de Fortaleza (SME), analisou os impactos do uso do jogo educativo Piquenique no aprendizado de Educação Financeira entre alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
Docente desde 2016 nas séries iniciais, Mário ingressou no curso de mestrado em 2022 motivado por um cenário recorrente no Brasil: o crescente endividamento das famílias e a dificuldade em administrar os recursos financeiros. Alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê a Educação Financeira como tema transversal e interdisciplinar, o pesquisador encontrou no jogo uma estratégia concreta para aproximar os estudantes da realidade financeira do dia a dia.
A pesquisa foi aplicada em uma escola pública de Fortaleza, a única na época que havia recebido o jogo em caráter piloto em 2018, como parte das ações do IBS. Ao todo, 30 alunos participaram de uma sequência didática composta por seis intervenções, utilizando o Piquenique como recurso central. Os conteúdos abordados incluíram orçamento doméstico, importância do ato de poupar, consumo e consumismo, e formas de pagamento. Entre os principais resultados, o estudo evidenciou:
- Maior engajamento e interesse dos alunos durante as aulas;
- Avanço na compreensão dos conteúdos de Educação Financeira e Matemática;
- Desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio da aprendizagem cooperativa;
- Superação progressiva de dificuldades em operações aritméticas;
- Fortalecimento do debate sobre práticas inovadoras nas escolas da rede.
O impacto da experiência foi tão significativo que a escola passou a integrar oficialmente as ações do Instituto, recebendo formações para os professores e novos kits do jogo Piquenique, ampliando o alcance da metodologia.
Para o professor-pesquisador, a experiência reforça a urgência de inserir essa temática de forma prática e significativa no cotidiano escolar. “É necessário debater a Educação Financeira nas escolas utilizando materiais lúdicos como recurso didático, como os jogos. O Piquenique favorece a compreensão dos conteúdos e possibilita vivências reais de tomada de decisões financeiras”, destaca Mário em sua dissertação.
A pesquisa está disponível no Repositório Institucional da UFC: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81649


