Em Arinos (MG), município com projeto financiado pela Newave Energia, a Escola Estadual Professor Benevides tem feito um trabalho com Educação Financeira que tem trazido um novo significado à Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A educadora Maria Lourença tem utilizado o jogo Piquenique como ferramenta pedagógica para promover a aprendizagem de forma lúdica e inclusiva entre os alunos com deficiência.
Segundo a professora, o jogo tem sido um grande aliado no desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais dos estudantes. “O Piquenique foi muito bem recebido pelos nossos alunos neurodivergentes. A aluna Maria Gabriela, que assimilou todas as estratégias de jogada com alegria. Todos os dias que ela tem horário na sala de recursos, exige jogar pelo menos uma partida”, contou.
Além da diversão, o uso do jogo tem contribuído diretamente para o processo de alfabetização e o fortalecimento das relações entre os colegas. “O jogo nos ajuda muito, desenvolvendo também habilidades sociais entre os colegas. Eles aprendem escrita, pois no início do jogo trabalhamos a lista de produtos. Aprendem leitura, pelas cartas amarelas ou vermelhas. E Matemática, com a contagem das Américas, que nos permite somar, subtrair, fazer doações, pagamentos e cumprir responsabilidades”, destacou a educadora, mostrando que o uso dos jogos educativos pode promover inclusão, autonomia e aprendizado significativo.


