Com o material dos jogos já em fase de implementação nas unidades da Fundação CASA, os servidores que participaram das primeiras formações EaD estão se tornando protagonistas da mobilização da proposta pedagógica com os adolescentes.
Na unidade de Ouro Preto (SP), a educadora Magali Bregalanti relatou a experiência com a aplicação do jogo Piquenique em sala de aula, ressaltando que a dinâmica além de engajar os jovens, estimula o raciocínio lógico e a tomada de decisões. “Foi muito bom, todos participaram. Trabalhei com débito e crédito, usamos as canetas vermelhas e azuis e foi muito divertido. Agora em julho já estou ampliando e trabalhando com os outros jogos”, destacou.
A ação mostra como os educadores têm papel fundamental na multiplicação da proposta, adaptando os jogos à rotina pedagógica e criando espaços de aprendizagem que envolvem, divertem e provocam reflexões sobre consumo consciente, planejamento financeiro e cidadania. A metodologia, ao mesmo tempo lúdica e estruturada, favorece o vínculo e a participação ativa dos adolescentes, mesmo em contextos de medidas socioeducativas.