A Escola Catarina Pimentel, em Itinga do Maranhão (MA), está vivenciando um novo olhar sobre o ensino por meio de um projeto desenvolvido com alunos dos 4º e 5º anos. A iniciativa, que integra o trabalho pedagógico de forma lúdica e interdisciplinar, vem trazendo impactos positivos tanto no aprendizado, quanto na convivência entre os estudantes.
Segundo a educadora Valéria Vieira, os jogos despertaram o interesse imediato dos alunos e contribuíram para reflexões importantes sobre tomada de decisões, escolhas conscientes e trabalho em grupo e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais entre os alunos.
“A cada nova jogada eles aprendiam a pensar mais antes das tomadas de decisão, encontrando novas formas para resolver conflitos de grupo e trabalhar em colaboração. Está sendo um aprendizado valioso na questão financeira, mas também na questão social, de convivência e humanismo”, relatou.
Animada com os primeiros resultados, a professora já planeja aprofundar o trabalho, ampliando as discussões sobre alimentação saudável e o impacto das escolhas no cotidiano, trazendo para sala alimentos naturais e industrializados e despertando um debate sobre as consequências dessas escolhas.