Os projetos do Instituto Brasil Solidário seguem consolidando sua atuação internacional com avanços significativos na América Latina entre 2019 e 2025, ampliando suas ações de Educação Financeira, cultura e formação docente em países como México, Peru, El Salvador, Colômbia, Costa Rica e Panamá. A instituição já capacitou mais de 5.880 educadores, distribuiu mais de 1.172 jogos pedagógicos e impactou indiretamente cerca de 45 mil estudantes com atividades interativas.
Em 2024, o IBS se destacou na Feira Internacional do Livro da Cidade do México e promoveu oficinas e doações literárias em El Salvador. O sucesso das formações EaD, com centenas de participantes e alta taxa de conclusão, motivou a expansão para novos territórios, como a Costa Rica e o Panamá, com planos de intensificar as ações culturais e educacionais já em 2025.
A metodologia do IBS, adaptável aos contextos locais e focada no impacto mensurável, vem sendo fortalecida com novas estratégias de monitoramento, reconhecimento de educadores como “Embaixadores Internacionais” e uso de ferramentas tecnológicas para compartilhamento de boas práticas. A exposição itinerante “Povos Originários” continuará promovendo intercâmbio cultural na região, ampliando o alcance das ações do instituto.
SUB: Curso EaD Internacional 2025
Como parte das iniciativas de formação continuada e fortalecimento da rede internacional de educadores, em maio deste ano, começa um novo ciclo de capacitação EaD (Ensino à Distância) com profissionais da educação dos países latino-americanos onde o IBS atua.
Já está confirmada a participação de professores e educadores de El Salvador, incluindo representantes da Biblioteca Nacional de El Salvador (BINAES). O curso também contará com profissionais de bibliotecas públicas da Costa Rica e de aproximadamente cinco instituições de ensino da região de Norte de Santander, em Cúcuta, na Colômbia, fruto de recentes convênios firmados com o Instituto.
Há também previsão de participação de representantes do Panamá, e seguem as conversas com a Biblioteca Nacional do Peru para possível integração de seus educadores.
A capacitação está prevista para começar no próximo dia 26 de maio, e terá duração de cinco semanas consecutivas. As aulas ocorrerão ao vivo, todas as segundas-feiras, com sessões de duas horas e tradução simultânea para o espanhol, garantindo acessibilidade e engajamento dos participantes nos diferentes países.