A OLITEF (Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira) é uma iniciativa nacional realizada pelo Tesouro Nacional em parceria com a B3 e organizada pela UpMat Educacional, contando com o apoio do Ministério da Educação, do Banco Central, do Consed e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e tendo o Instituto Brasil Solidário como parceiro estratégico.
No último dia 19 de março, a diretoria do Instituto foi a Brasília acompanhar a cerimônia de premiação da OLITEF, tendo duas escolas por cada um dos 26 estados sendo homenageadas pela classificação e desempenho.
O evento contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron; do secretário Executivo do Ministério da Educação, Leo Barchini; e da secretária Katia Schweickardt, da secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação. A vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social da B3, Ana Buchaim, e o head comercial e de Produtos da B3, Luiz Masagão, também discursaram.
Como parte da coordenação logística da premiação, a equipe do Instituto esteve no evento consolidando ainda mais um passo importante do projeto “Jogar e Aprender”, que teve os jogos PIC$, PIC$ GO, PIC$ BIO e BIO+ incluídos no kit que está sendo entregue a todas as escolas premiadas.
O material chega para se somar ao trabalho fomentado durante a olimpíada, permitindo a educadores trabalhar essa proposta lúdica e criativa com conceitos de Educação Financeira e sustentabilidade através de jogos, que trazem reflexões sobre como cuidar do planeta e fugir do endividamento a cada partida.
As 54 escolas públicas sorteadas receberão ainda R$ 100 mil em prêmios para transformar a infraestrutura e promover o desenvolvimento dos alunos. Entre eles, estão 32 laboratórios de informática, 14 de robótica, 5 de ciências e até materiais esportivos e de construção para revitalizar as instalações das escolas vencedoras.
Abertura da premiação aconteceu em Escola de Brasília
O Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga, em Brasília, marcou a abertura de entrega das premiações da OLITEF nas escolas em todo o Brasil, recebendo os equipamentos para a montagem do laboratório de informática, escolhido pela coordenação escolar como prêmio que ficará de legado para os mais de 2 mil alunos.
Num evento aberto realizado na quadra, toda a comunidade escolar teve a oportunidade de acompanhar os alunos que se destacaram na olimpíada, recebendo as medalhas pelas mãos do próprio Secretário Nacional do Tesouro, Rogério Ceron, que elogiou a participação de todos: “Foi a primeira edição da OLITEF e foi um sucesso o engajamento em todo o Brasil.
Queremos ampliar e alcançar ainda mais alunos nas próximas edições. Na entrega da premiação na escola de Brasília, vimos o quanto a gestão escolar se mobilizou, os alunos se empoderando desse conhecimento e de um legado que fica para a escola. Ao investir no conhecimento financeiro dos jovens, estamos plantando as bases para uma sociedade mais consciente e preparada para o futuro”, afirmou.
O encontro permitiu ainda uma rodada de jogos, já aproveitando os jogos PIC$ entregues na premiação. Neste momento, os educadores acompanharam e interagiram com a turma sobre os temas trabalhados a cada partida. “Achei o jogo bem legal, muito dinâmico e ajuda a aprender mais sobre as questões ambientais e das finanças. Faz a gente pensar sobre o controle dos gastos do nosso dia a dia, em como poupar e guardar melhor o dinheiro. Acho que esse é um tema importante para a escola e conseguir aprender por meio de jogos torna as aulas bem mais leves. Não sou muito de aprender só copiando, com teoria, então gostei muito do material”, destacou o aluno medalhista da OLITEF, Arthur Silva, do 2º ano.
Para a estudante Ana Júlia Vasconcelos, também medalhista de ouro da OLITEF, a conquista trouxe ainda mais motivação e reconhecimento ao esforço dedicado aos estudos, que permitiu um legado importante também para sua escola. “Eu tive um sentimento de muito orgulho quando vi o resultado, e em saber que a minha escola agora terá um espaço de informática, e que eu contribuí para esse ganho tão grande. É muito gratificante”, afirmou.