Na cidade de Tamboril (CE), o ensino de Educação Financeira deu um novo passo, ao apresentar uma versão adaptada do jogo Bons Negócios para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
A atividade, realizada dentro da disciplina de Educação Financeira e Empreendedorismo, transformou a sala em um ambiente de negociação, raciocínio e tomada de decisões. Utilizando uma versão simplificada da dinâmica original do Bons Negócios, a professora Cássia Araújo tornou o aprendizado acessível e eficaz. Segundo ela, o fato de os alunos já terem jogado o Piquenique antes contribuiu para o envolvimento imediato e a compreensão das etapas do novo jogo.
“Utilizei o jogo como recurso pedagógico divertido e intencional para mostrar às crianças o valor do planejamento, do dinheiro e da capacidade de empreender, assim como o consumo consciente e o que é lucro. Foi uma aula lúdica, onde os objetivos foram alcançados por meio de reflexões e registros nas tabelas de anotações”, destacou Cássia.
Durante a atividade, os estudantes receberam cartas de produtos e valores simulados em “Américas”, a moeda fictícia do jogo. Com esse material, puderam comprar, vender ou disputar lances pelos objetos dos colegas, simulando situações reais de mercado. As transações foram registradas em tabelas, permitindo que os alunos compreendessem o conceito de lucro de forma concreta.