Duas escolas da rede pública de Irecê (BA) têm se destacado nos projetos de Educação Financeira com práticas pedagógicas inovadoras que unem sustentabilidade e protagonismo estudantil.
Na Escola Marcionílio Rosa, os alunos mergulharam no universo da agroecologia com a orientação do professor Lucas, que conduziu um experimento sobre a produção de sabão artesanal. A atividade foi além da sala de aula, promovendo consciência ambiental e valorizando práticas sustentáveis. Durante a atividade, as crianças participaram de um experimento numa verdadeira aula de como a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente podem ser incorporados no dia a dia, enquanto os pequenos se tornam verdadeiros empreendedores conscientes.
Já na Escola Professora Anita Marques Dourado, os estudantes dos 4º e 5º anos protagonizaram a criação de um jogo educativo feito com materiais reaproveitados. A proposta envolveu a produção de cofrinhos sustentáveis e cartas temáticas com ações ligadas ao cuidado com o planeta, promovendo reflexões sobre economia e responsabilidade ambiental.
“Os estudantes produziram cofrinhos, realizaram jogadas e entenderam o conceito de economizar ao retirarem cartas com ações benéficas ao Planeta”, explica Rosicleia Rodrigues, coordenadora pedagógica da escola. O jogo, originalmente idealizado com o apoio da professora Alana no ano anterior, está sendo ampliado em 2025 com novas versões criadas pelos próprios alunos, incluindo mais de 20 cartas com diferentes situações que incentivam a tomada de decisões conscientes.