Virando o Jogo não será apenas um documentário sobre Educação Financeira com uso de jogos educativos. É um retrato sensível e real de como a educação pode mudar destinos, reacender sonhos e transformar comunidades inteiras. Para dar uma ideia da dimensão desta produção, foi lançado o trailer oficial do documentário nos canais do Instituto, revelando um emocionante retrato do que vem por aí.
Com estreia oficial marcada para o dia 4 de agosto de 2025, às 19h, no Cinemark do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo (SP), o filme reúne histórias reais que nasceram dentro das escolas públicas e ganharam o mundo. Gravado em diversas regiões do Brasil, o documentário acompanha a jornada de alunos, educadores e comunidades que estão literalmente virando o jogo por meio de práticas pedagógicas criativas e transformadoras, construídas com o material do projeto Jogar e Aprender.
Entre relatos emocionantes e depoimentos inspiradores, o filme também traz a contribuição de especialistas e instituições que atuam diretamente nas políticas públicas educacionais, como o Ministério da Educação, Banco Central do Brasil, B3, Todos pela Educação e o Sebrae, com o programa JEPP. As ações retratadas já inspiram outras nações, com experiências replicadas em países como Chile, Colômbia, Argentina, México e El Salvador.
A estreia será um evento especial e exclusivo, com a presença de parceiros da Aliança pela Educação e a entrega simbólica do “Oscar da Educação”, uma homenagem a quem faz da educação pública uma verdadeira revolução cotidiana.
Mais do que um filme, Virando o Jogo é um manifesto visual pelo reconhecimento do poder que a escola tem de mudar vidas. É um convite à reflexão, à emoção e, acima de tudo, à esperança de que uma educação pública de qualidade pode e deve ser o ponto de partida para um futuro mais justo e possível.
Assista ao trailer oficial:
https://youtu.be/Kwh_qxdJRA0?si=WKUCrmn7d39AcGDb
Site oficial do documentário:
www.filmevirandoojogo.com.br
Projeto ultrapassa 1,7 milhão de alunos em quase 700 municípios
Presente em todas as regiões do Brasil, as ações do projeto Jogar e Aprender, segue se destacando como uma das maiores iniciativas de Educação Financeira do país, com alcance em mais de 1,7 milhão de alunos em 690 municípios.
Em parceria com secretarias estaduais e municipais de educação, a proposta chega nas escolas ofertando formação gratuita para os educadores, além da doação dos jogos pedagógicos alinhados à BNCC, com foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
Avançamos para o segundo semestre, com um levantamento sobre o impacto e expansão das atividades que apresentam números robustos. A ação já atende 100% dos estados brasileiros e no Distrito Federal. Hoje, além do Brasil, o projeto está presente em países como México, Chile, Colômbia, El Salvador, Uruguai, Argentina, Peru, Panamá e Costa Rica.
Confira abaixo o mapa com os dados detalhados por região.