Professores de diferentes regiões do país estão utilizando o PIC$ City como ferramenta pedagógica para fortalecer o ensino da Educação Financeira de forma lúdica e prática. Em escolas de Ananindeua (PA), Oiapoque (AP) e Porto da Folha (SE), as atividades têm promovido o engajamento dos estudantes e ampliado a compreensão sobre temas como planejamento, consumo consciente e tomada de decisão.
Na Escola Eneida de Moraes, em Ananindeua (PA), a professora Layune Muriel relatou que os jogos vêm sendo fundamentais na preparação dos alunos para a OLITEF – Olimpíada de Educação Financeira. “Como um dos eixos da OLITEF é trabalhar o orçamento familiar, sempre abordo temas como consumo consciente e consumo por impulso. Apresento os jogos e os alunos acabam colocando em prática”, explicou.
Segundo a educadora, o entusiasmo dos alunos foi imediato. “Os alunos ficaram empolgados com os jogos e, quando foram para a etapa do simulado, muitas questões que envolvem orçamento familiar ficaram mais fáceis de resolver. Após cada aulão que realizamos com os alunos do 8° e 9° ano, usamos os jogos da Família PIC$ para ajudar na compreensão dos conceitos de tomada de decisão, planejamento e consumo consciente. O uso dos jogos contribuiu significativamente para o engajamento”, destacou Layune.
No Amapá, o professor Mateus Carvalho, da Escola Estadual Duque de Caxias, em Oiapoque, também vem aplicando o PIC$ City com seus alunos, auxiliando na aprendizagem de Matemática e na construção de hábitos financeiros saudáveis. “Eles adoram, toda sexta-feira é dia de PIC$ City aqui. Eles estão prestando mais atenção na parte da matemática básica e nas tomadas de decisão entre gastar e poupar”, contou.
Já em Porto da Folha (SE), o professor Antônio Marcos Lima da Silva, do Colégio Estadual Cel. Maynard Gomes, compartilhou a experiência com alunos do 3° ano do Ensino Fundamental. “Foi uma experiência bastante rica em conhecimento. Os alunos ficaram fascinados, e conseguimos trabalhar várias competências e habilidades de forma lúdica, abrangendo leitura, escrita, planejamento financeiro, raciocínio lógico, operações matemáticas, tomada de decisão, respeito e empatia”, relatou.


