Com grande engajamento de professores de diferentes regiões do país, a campanha “Criou, Compartilhou, Ganhou!” reforçou o protagonismo docente e a potência das metodologias lúdicas no ensino de Educação Financeira. A ação mobilizou educadores na criação e divulgação de práticas pedagógicas realizadas com os jogos, revelando experiências criativas e inspiradoras vivenciadas em sala de aula.
A campanha integrou as estratégias de mobilização para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira – OLITEF 2025, incentivando os participantes a utilizarem os jogos Piquenique, Bons Negócios e os jogos da família PIC$ como ferramentas para desenvolver aprendizagens significativas junto aos estudantes.
Educadores de 9 municípios participaram da campanha, evidenciando como os jogos podem ser aplicados em diferentes componentes curriculares, promovendo o trabalho em equipe, a tomada de decisão e o pensamento crítico de forma leve, colaborativa e engajadora.
As experiências mais inspiradoras foram premiadas com novos jogos educativos e ganharam destaque nas redes sociais do Instituto, ampliando o alcance das boas práticas e fortalecendo uma rede colaborativa de educadores que ensinam com criatividade, propósito e afeto.
Ganhadores da Campanha se destacam com práticas interdisciplinares
1º lugar: José Fabiano da Silva
EMEIF José Dias Guarita – Monte Horebe (PB)
Prêmio: 1 (um) jogo PIC$ City
Na EMEIF José Dias Guarita, o professor José Fabiano da Silva desenvolveu, durante uma semana, atividades com uma turma do 6º ano para auxiliar os estudos da olimpíada. Os alunos iniciaram com pesquisas sobre a temática da OLITEF no laboratório de informática e, em seguida, utilizaram os jogos do IBS, especialmente o PIC$ CITY, como material complementar.
Em uma das etapas mais criativas do projeto, foi criada uma Agência Bancária fictícia para movimentar as “PILAS”, moeda do jogo. Segundo o professor José Fabiano, os alunos que conseguiam obter saldo positivo durante as partidas depositavam seu capital e resgatavam um montante proporcional à taxa Selic estabelecida. “Foi incrível ver a alegria e o engajamento de todos, e como cada atividade prática gerava expectativas de aprendizado significativo”, destacou.
2º lugar: Doroteia Maria Candido
Escola Estadual Amador Bueno da Veiga – Taubaté (SP)
Prêmio: 1 (um) combo PIC$ versão ilustrada – com os jogos PIC$ GO e BIO+
Já na Escola Estadual Amador Bueno da Veiga, a professora Doroteia Maria Candido utilizou os jogos Piquenique e Bons Negócios para estimular os estudantes a desenvolver estratégias de economia e perceber a relação entre educação financeira e sustentabilidade. “Foi uma maneira lúdica de estudar para a OLITEF. Intercalávamos momentos de estudo com os jogos, e os alunos adoraram a competição saudável. Eles começaram a perceber estratégias de economia e a importância de cuidar do meio ambiente”, ressaltou.


