Na Escola de Educação Básica Mansueto Três, em Itajaí (SC), a professora Silvana Martins tem utilizado o jogo Bons Negócios para ensinar de forma prática e envolvente conceitos de economia, administração e sustentabilidade a turmas do 1º ano do Ensino Médio. A atividade faz parte das aulas de Economia, sendo aplicada nas disciplinas de Empreendedorismo, Contabilidade e Matemática, fortalecendo a aprendizagem de forma interdisciplinar.
“O objetivo é que os alunos desenvolvam consciência sobre compra e venda, compreendendo o que significa planejar, calcular lucros e refletir sobre a sustentabilidade nas decisões financeiras. Eles começaram encarando o jogo como uma brincadeira, mas quando perceberam que precisavam registrar valores, calcular lucros e porcentagens, entenderam o quão profundo é o jogo. Envolveu todas as disciplinas. Os alunos estão tão motivados que agora estão elaborando o próprio jogo envolvendo economia, administração, contabilidade e direito”, explicou.
Silvana, que também é professora de matemática, afirma que o uso dos jogos tem ampliado as possibilidades de ensino e a integração entre as áreas do conhecimento. “São jogos que realmente estimulam o potencial dos alunos. Eles aprendem brincando, mas o que fica é o raciocínio, a lógica e a compreensão real de como lidar com o dinheiro e com as escolhas do dia a dia”, concluiu.


