Vamos jogar e aprender!
  • Institucional
    • Educação Financeira
    • Implementação
    • Parceiros
    • LATAM
    • Vídeos institucionais
  • Jogos
    • Piquenique
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
      • Piquenique Online
      • Piquenique em Libras
    • Bons Negócios
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
    • Downloads
  • Notícias
  • Imagens
  • Aprendizados
    • Professores que transformam
  • Contato
  • Blog
  • PT
    • EN
    • ES
18 de dezembro de 2019 por Gabriela Martins

Alunos de Jericoacoara/CE participam da III SECIT – IFCE Acaraú apresentando Projeto de Matemática com os Jogos Piquenique

Alunos de Jericoacoara/CE participam da III SECIT – IFCE Acaraú apresentando Projeto de Matemática com os Jogos Piquenique
18 de dezembro de 2019 por Gabriela Martins

O Projeto Tabuando, que traz uma proposta criativa e dinâmica aliando os jogos Piquenique ao ensino da tabuada, esteve entre os trabalhos apresentados na III Semana de Educação, Ciência e Inovação Tecnológica – SECIT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Acaraú.

A proposta desenvolvida nas aulas de matemática da Escola Francisco Raimundo Dutra, em Jericoacoara/CE, com alunos do 6º ao 9º ano, foi apresentada no dia 09 de dezembro, pelos próprios alunos participantes para uma banca de avaliação, que estava presente conferindo também outros trabalhos apresentados por universitários do campus.

Segundo a Professora de Matemática, Rejane Félix, idealizadora do projeto, os alunos impressionaram com a desenvoltura na apresentação de um evento com universitários, e mostraram toda a habilidade potencializada nas aulas de matemática junto ao material lúdico e divertido dos jogos de educação financeira.

“O projeto foi apresentado pelos alunos Robeleia e Arthur, que deram um show na apresentação, como sempre, dando ênfase ao nosso grande aliado para o sucesso deste projeto, que foram os Jogos Piquenique! A avaliadora ficou encantada com a desenvoltura dessas crianças em meio aos universitários e alunos de ensino médio. Estamos muito felizes com as ações desenvolvidas, só temos a agradecer, pois é visível o quanto o Projeto Tabuando com as ações dos Jogos Piquenique tem contribuído para o avanço do ensino da matemática em nossa escola”, ressaltou a educadora.

A iniciativa já está sendo realizada há dois meses com os alunos, com uma proposta bem simples e didática, fazendo uma adaptação com continhas de multiplicar nas cartas retiradas no percurso do tabuleiro dos Jogos Piquenique.

Para nos inspirar e compartilhar mais um exemplo de boa prática para a sala de aula, segue abaixo as regras adaptadas pela escola:

  • Como jogar:

São adicionadas cartas numeradas de 1 a 10 ao jogo.

O jogador lança o dado e tira uma carta sem ver o seu valor. Ao revelar o valor o jogador multiplica o número do dado por esse valor da carta.

Se o resultado estiver correto o jogador anda como pião no tabuleiro.

Se o resultado for de 1 a 10 anda uma casa, de 11 a 20 anda duas casas, de 21 a 30 anda três casas e assim sucessivamente.

Se o jogador errar a conta, ele permanece onde está e paga uma América ao banco.

Vence o jogo quem tem mais dinheiro no final do percurso.

[ngg src=”galleries” ids=”71″ display=”basic_thumbnail”]

Artigo anteriorEducadores de Gentio do Ouro/BA trabalham os jogos Piquenique desde a educação infantil já introduzindo a temática de educação financeiraPróximo artigo Calendário 2020 do dia D de mobilização: Educação Financeira na Escola

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Catalão (GO) recebe oficina com jogos e debate planejamento desde a Educação Infantil 28 de fevereiro de 2025
Educação Financeira com poesia e cordel em Monte Horebe (PB) 27 de fevereiro de 2025
Entrevistados do documentário ‘Virando o Jogo’ terão série de posts especiais nas redes sociais  26 de fevereiro de 2025

Categorias

  • Aliança da Educação Financeira
  • América Latina
  • EaD
  • Educação Financeira
  • PICS
  • Piquenique Online
  • Vamos Jogar e Aprender

Meta

  • Cadastre-se
  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

Bons Negócios Chile E.E.F. De Moita Redonda Educação Financeira EMEF Desembargador Pedro de Queiroz EMEF Germano José Do Nascimento EMEF José Roldão de Oliveira EMEF Raul Barbosa Expansão dos jogos Mobilização Piquenique Sequências Didáticas Visitas de acompanhamento

Vamos jogar e aprender!

Vamos Jogar e Aprender é o site sobre os jogos PIQUENIQUE e BONS NEGÓCIOS, desenvolvidos com intuito de contribuir, de forma significativa, ao cumprimento da BNCC – Base Nacional Comum Curricular que, entre outros temas, traz a Educação Financeira como meta entre os temas transversais que devem constar nos currículos escolares brasileiros, incluindo Estados e Municípios.

Contato

São Paulo – Ceará
(11) 3791-0015
contato@brasilsolidario.org.brwww.brasilsolidario.org.br
Seg. - Sex. | 9h - 18h

Posts recentes

Catalão (GO) recebe oficina com jogos e debate planejamento desde a Educação Infantil 28 de fevereiro de 2025
Educação Financeira com poesia e cordel em Monte Horebe (PB) 27 de fevereiro de 2025
Entrevistados do documentário ‘Virando o Jogo’ terão série de posts especiais nas redes sociais  26 de fevereiro de 2025
Instituto Brasil Solidário - IBS
  • Login
Esqueceu sua senha?
Esqueceu sua senha? Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
body::-webkit-scrollbar { width: 7px; } body::-webkit-scrollbar-track { border-radius: 10px; background: #f0f0f0; } body::-webkit-scrollbar-thumb { border-radius: 50px; background: #dfdbdb }