Em Tefé (AM), professores das escolas indígenas vêm promovendo um trabalho pioneiro com o uso dos jogos educativos, fortalecendo o ensino da Educação Financeira em comunidades tradicionais. A iniciativa tem envolvido turmas do 6º ao 9º ano das escolas Padre Augusto Cabrali, localizada na Terra Indígena Barreira das Missões, e Nossa Senhora Aparecida, na Aldeia Boará, às margens do Rio Solimões.
O educador Jukson Urbano, que atua como professor de Matemática nas duas unidades, relatou como os jogos estão sendo aplicados em sala de aula e a receptividade dos estudantes. “Essa atividade foi aplicada com os estudantes indígenas para que aprendessem como funciona o uso consciente do dinheiro e como lidar com as finanças de forma prática e divertida”, explicou.
Segundo ele, o uso do jogo Piquenique tem se mostrado uma ferramenta eficaz para despertar o interesse dos alunos e aproximar o aprendizado do cotidiano das comunidades. “Trabalhamos anotando tudo, fazendo a prática e estimulando o raciocínio. Eles gostam muito de participar, de aprender e de aprimorar os conhecimentos, levando isso para a vida deles”, destacou Jukson.
A iniciativa tem contribuído para o desenvolvimento de competências ligadas à tomada de decisão, planejamento e consumo consciente, ao mesmo tempo em que respeita e integra a cultura das comunidades indígenas.


