Durante o curso EaD, diversas escolas iniciaram a implementação dos jogos educativos, integrando os conteúdos da formação a diferentes componentes curriculares. Mais do que números, as formações têm mostrado resultados que se manifestam dentro das escolas, onde os educadores participantes estão colocando em prática os conhecimentos adquiridos nas formações.
Um dos exemplos mais inspiradores vem do Colégio Pierre de Fermat, em Bogotá, onde o diretor Raúl Bombita compartilhou imagens e relatos do uso do jogo Bons Negócios com os estudantes. “Compartilhamos um pouco do início da implementação dos jogos em nossas salas de aula, uma experiência muito significativa para nós”, ressaltou, ele, mostrando como a experiência do colégio reflete o entusiasmo e o comprometimento das equipes docentes, que estão aplicando o que aprenderam.
Outro destaque importante é o trabalho do professor Omar Tijaro, da Institución Educativa San Francisco de Sales (Sede José Prudencio Padilla), que implementou o jogo Piquenique em uma atividade interdisciplinar envolvendo as áreas de Arte, Espiritualidade e Tecnologia.
Durante os meses de agosto e setembro, os alunos trabalharam em grupos para tomar decisões, criar estratégias e desenvolver novas cartas para o jogo, fortalecendo a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico.
Na área de Tecnologia, produziram apresentações digitais para compartilhar suas conclusões, mostrando que o aprendizado lúdico pode ser uma ferramenta poderosa para promover a reflexão e o engajamento em sala de aula. “A atividade nos permitiu ver os estudantes motivados, engajados e reflexivos sobre suas decisões. O jogo trouxe um aprendizado vivo e cheio de sentido”, destacou o educador Omar Tijaro.
Do Chile, a professora Rayen Campos, do Colégio Arzobispo Crescente Errázuriz, compartilhou sua experiência ao aplicar o jogo Bons Negócios na disciplina eletiva “Economia e Sociedade”, com estudantes de 17 e 18 anos.
“Os conteúdos abordaram desde micro até macroeconomia, permitindo aplicar conceitos como agentes econômicos, oferta e demanda, investimentos e falhas de mercado. A atividade proporcionou uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e, no futuro, o jogo será reutilizado para analisar a dinâmica dos jogos de tabuleiro, desafiando os alunos a criarem seus próprios jogos com foco em desenvolvimento sustentável e economia circular”, afirmou.
Para além da certificação, os resultados das formações EaD Internacional mostram como as novas práticas pedagógicas com os jogos transformam as salas de aula pelo mundo, fortalecendo a aprendizagem lúdica e criando uma rede colaborativa de educadores comprometidos com a Educação Financeira e o protagonismo estudantil.


