Vamos jogar e aprender!
  • Institucional
    • Educação Financeira
    • Implementação
    • Parceiros
    • LATAM
    • Vídeos institucionais
  • Jogos
    • Piquenique
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
      • Piquenique Online
      • Piquenique em Libras
    • Bons Negócios
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
    • Downloads
  • Notícias
  • Imagens
  • Aprendizados
    • Professores que transformam
  • Contato
  • Blog
  • Idiomas
    • Español
    • English
10 de outubro de 2025 por Gabriela Martins

EaD já registra resultados práticos nas salas deaula da América Latina

EaD já registra resultados práticos nas salas deaula da América Latina
10 de outubro de 2025 por Gabriela Martins

Durante o curso EaD, diversas escolas iniciaram a implementação dos jogos educativos, integrando os conteúdos da formação a diferentes componentes curriculares.  Mais do que números, as formações têm mostrado resultados que se manifestam dentro das escolas, onde os educadores participantes estão colocando em prática os conhecimentos adquiridos nas formações.  

Um dos exemplos mais inspiradores vem do Colégio Pierre de Fermat, em Bogotá, onde o diretor Raúl Bombita compartilhou imagens e relatos do uso do jogo Bons Negócios com os estudantes. “Compartilhamos um pouco do início da implementação dos jogos em nossas salas de aula, uma experiência muito significativa para nós”, ressaltou, ele, mostrando como a experiência do colégio reflete o entusiasmo e o comprometimento das equipes docentes, que estão aplicando o que aprenderam. 

Outro destaque importante é o trabalho do professor Omar Tijaro, da Institución Educativa San Francisco de Sales (Sede José Prudencio Padilla), que implementou o jogo Piquenique em uma atividade interdisciplinar envolvendo as áreas de Arte, Espiritualidade e Tecnologia. 

Durante os meses de agosto e setembro, os alunos trabalharam em grupos para tomar decisões, criar estratégias e desenvolver novas cartas para o jogo, fortalecendo a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico. 

Na área de Tecnologia, produziram apresentações digitais para compartilhar suas conclusões, mostrando que o aprendizado lúdico pode ser uma ferramenta poderosa para promover a reflexão e o engajamento em sala de aula. “A atividade nos permitiu ver os estudantes motivados, engajados e reflexivos sobre suas decisões. O jogo trouxe um aprendizado vivo e cheio de sentido”, destacou o educador Omar Tijaro. 

Do Chile, a professora Rayen Campos, do Colégio Arzobispo Crescente Errázuriz, compartilhou sua experiência ao aplicar o jogo Bons Negócios na disciplina eletiva “Economia e Sociedade”, com estudantes de 17 e 18 anos. 

“Os conteúdos abordaram desde micro até macroeconomia, permitindo aplicar conceitos como agentes econômicos, oferta e demanda, investimentos e falhas de mercado. A atividade proporcionou uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e, no futuro, o jogo será reutilizado para analisar a dinâmica dos jogos de tabuleiro, desafiando os alunos a criarem seus próprios jogos com foco em desenvolvimento sustentável e economia circular”, afirmou. 

Para além da certificação, os resultados das formações EaD Internacional mostram como as novas práticas pedagógicas com os jogos transformam as salas de aula pelo mundo, fortalecendo a aprendizagem lúdica e criando uma rede colaborativa de educadores comprometidos com a Educação Financeira e o protagonismo estudantil.

Artigo anteriorIBS amplia impacto internacional com dois ciclos deformações EaD para professores da América LatinaPróximo artigo Jogando e alfabetizando

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About The Blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Educador de Valor – Como Vanderlize de Lima disseminou a Educação Financeira em Sapiranga (RS) 15 de outubro de 2025
Jogando e alfabetizando12 de outubro de 2025
EaD já registra resultados práticos nas salas deaula da América Latina10 de outubro de 2025

Categorias

  • Aliança da Educação Financeira
  • América Latina
  • EaD
  • Educação Financeira
  • Educador de Valor
  • IBS Pedagógico
  • PICS
  • Piquenique Online
  • Vamos Jogar e Aprender

Meta

  • Cadastre-se
  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

Bons Negócios Chile E.E.F. De Moita Redonda Educação Financeira EMEF Desembargador Pedro de Queiroz EMEF Germano José Do Nascimento EMEF José Roldão de Oliveira EMEF Raul Barbosa Expansão dos jogos Mobilização Piquenique Sequências Didáticas Visitas de acompanhamento

Vamos jogar e aprender!

Vamos Jogar e Aprender é o site sobre os jogos PIQUENIQUE e BONS NEGÓCIOS, desenvolvidos com intuito de contribuir, de forma significativa, ao cumprimento da BNCC – Base Nacional Comum Curricular que, entre outros temas, traz a Educação Financeira como meta entre os temas transversais que devem constar nos currículos escolares brasileiros, incluindo Estados e Municípios.

Contato

São Paulo – Ceará
(11) 3791-0015
contato@brasilsolidario.org.brwww.brasilsolidario.org.br
Seg. - Sex. | 9h - 18h

Posts recentes

Educador de Valor – Como Vanderlize de Lima disseminou a Educação Financeira em Sapiranga (RS) 15 de outubro de 2025
Jogando e alfabetizando12 de outubro de 2025
EaD já registra resultados práticos nas salas deaula da América Latina10 de outubro de 2025
Instituto Brasil Solidário - IBS
  • Login
Esqueceu sua senha?
Esqueceu sua senha? Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
body::-webkit-scrollbar { width: 7px; } body::-webkit-scrollbar-track { border-radius: 10px; background: #f0f0f0; } body::-webkit-scrollbar-thumb { border-radius: 50px; background: #dfdbdb }