Foi em 2021 que o IBS entrou na vida da professora Vanderlize San Martins de Lima, de Sapiranga (RS). Como acontece com a maioria de nossos educadores parceiros, tudo começou na formação EaD de Educação Financeira. O resultado desse processo foi a motivação para trabalhar jogos para fazer a diferença na vida dos alunos, agregando valores e conhecimento. “Foi uma formação muito valiosa. Ali vi que o IBS demonstra respeito pelo educador, valoriza nosso trabalho com formação e com ações práticas. Quando o professor tem uma rede de apoio forte assim, consegue ter acesso a planos de aula significativos e bem elaborados”, explica ela.
Formação feita, certificado emitido, era hora de ir para a prática. Desmistificando a ideia de que os jogos só servem para professores de Matemática, ela explicou: “O Piquenique foi muito importante nas minhas aulas de Geografia. Consegui adaptar todos os jogos dentro das minhas atividades, trazendo para o contexto da realidade dos alunos e sempre achei que eles foram muito flexíveis.”
No ano seguinte, Vanderlize desenvolveu um projeto de pesquisa com os alunos de 8° ano, no qual eles jogaram o Piquenique, criaram outros jogos, e desenvolveram um aplicativo que tinha como objetivo entender as questões de endividamento da população brasileira, bem como promover uma conscientização nas famílias da escola. “A realidade é que a maior parte das famílias da turma estava vivenciando esse problema de endividamento e a gente discutia soluções”, observa.
Nascia ali o projeto Endividados, o qual rendeu aos alunos várias premiações em feiras científicas e também para a professora, que conquistou o 1o lugar do Prêmio BEI de Educação Financeira 2022 para escolas públicas. “Esse prêmio foi uma grande conquista. Foi quando pude perceber que também sou protagonista. O professor sempre está lá atrás, nas coxias, olhando, aplaudindo as conquistas dos alunos, mas naquele momento eu estava sendo valorizada. Foi um marco muito importante na minha carreira. Sou muito grata ao IBS por todo o apoio”, agradece.
Em 2023, Vanderlize foi painelista nos dois encontros de Educação Financeira promovidos pelo IBS, em Bento Gonçalves (RS) e Campina Grande (PB). Se engana quem pensa que esse sucesso todo sinalizava que o trabalho estava concluído. Junto aos mesmos alunos do projeto Endividados, surgiram as primeiras discussões que, mais tarde, serviriam de base para a construção do jogo PIC$, cujas ideias foram aprimoradas pelo Instituto e que culminaram com o lançamento oficial do jogo em 2024. “Fiquei emocionada quando vi o jogo pronto! Ele mostra a realidade da gente. É muito importante poder conversar sobre esses conceitos, o que é o supérfluo, o que é o básico, o que eu preciso poupar, essas coisas básicas do dia a dia que os alunos vivenciam”, emociona-se.
Em 2025, agora na vice direção da escola La Salle, Vanderlize se dedica a multiplicar o conhecimento. O papel de gestora não a fez esquecer a experiência da sala de aula na hora de dar suporte aos colegas. “Assim como eu tive pessoas que me valorizaram e me incentivaram, agora é minha obrigação valorizar e incentivar outros professores, né? E mesmo quando os projetos não são de Educação Financeira, sempre direciono para os cursos do IBS, porque eles vão poder ter uma formação continuada, vão poder se sentir valorizados também, assim como eu me sinto”, afirma ela.
Olhando em retrospecto, o sentimento que fica desses quatro anos de parceria é mesmo o da gratidão. “Tive oportunidade de conhecer lugares, multiplicar, conversar, explicar minha experiência. Pelo IBS, pude ir a Bento Gonçalves, Campina Grande e São Paulo falar das minhas experiências. E agora participar de um documentário… meu Deus! Por isso que, sempre que faço formação com professores, ressalto a importância da parceria com o Instituto, porque ele valoriza muito a ação do professor. A gente sentir que tem alguém observando, olhando e aplaudindo o professor. Então, eu sou muito grata por tudo”, finaliza.

