A noite de 4 de agosto de 2025 já entrou para a história do Instituto Brasil Solidário. Além de marcar a estreia oficial do filme Virando o Jogo, o evento foi a culminância de marcos importantes: os 25 anos do Instituto e os 2 milhões de alunos alcançados proporcionaram a ocasião certa para que esse encontro entre todos os que contribuíram com essa história estivessem reunidos para celebrar.
Nas salas do Cinemark Brasil do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo (SP), a equipe IBS recebeu os parceiros financeiros, os parceiros estratégicos e os parceiros na gestão pública, além de professores e alunos que nos ajudaram a contar essa história direto do chão da escola, que foi onde a transformação ocorreu.
A celebração começou com um coquetel em um salão temático, todo decorado especialmente para a ocasião e teve diversos momentos divertidos. Começou pelos “paparazzis” fotografando a chegada dos convidados, passou pela foto oficial do “Oscar da Educação Financeira” no “tapete vermelho”, e chegou a um inusitado encontro com o capitão Jack Sparrow, do filme Piratas do Caribe, que estava lá para entregar a “moeda de ouro 2M”, representando o número de alunos beneficiários do projeto. Além desse roteiro cinematográfico, os convidados ainda puderam participar do jogo da roleta, que premiou os vencedores com nossos jogos.
Após o coquetel, cada convidado já tinha em sua poltrona uma água e uma pipoca para tornar essa experiência ainda mais saborosa. Quem esteve lá, comprovou: mais do que um filme, Virando o Jogo é um manifesto visual do poder que os jogos educativos têm de mudar vidas. Entre depoimentos de financiadores, especialistas e gestores públicos, os protagonistas dessa história estavam todos lá presentes: os ex-alunos e hoje educadores financeiros Maria Clara Cândido, Diego Silva Pereira e Ícaro Amorim (ver seção Educador de Valor desta edição), entre tantos outros que tiveram suas vidas transformadas pelo projeto.
Queremos agradecer de coração a todos que estiveram lá para prestigiar essa estreia. Entre os parceiros financeiros e parceiros estratégicos; a imprensa e as assessorias de comunicação que cobriram o vento e, claro, a equipe IBS e as produtoras que ajudaram a tornar esse filme uma realidade.
Mas é importante dizer que isso foi só o começo. Ainda teremos exibições em outras cidades brasileiras e, no devido tempo, o filme estará disponível nas plataformas, para que o grande público possa conhecer essa história e, quem sabe, se juntar a nós nessa caminhada.
Confira o vídeo da estreia: