A Educação Financeira tem ganhado novas formas de diálogo na Escola Municipal Antônio Pinheiro Santos, em Catalão (GO). A iniciativa, liderada pela educadora Sheila Belini, deu origem a um sistema monetário próprio dentro da escola.
O projeto envolveu toda a comunidade escolar em atividades de leitura, jogos educativos e cidadania. Em um processo democrático, os alunos participaram de uma eleição com cédulas, seção eleitoral e urna para escolher o nome da moeda, que revelou Pinheirinho como o vencedor.
A proposta surgiu durante a participação da educadora no curso EaD de Educação Financeira do IBS. Segundo Sheila, os resultados já são visíveis no entusiasmo e na participação ativa dos estudantes nas atividades do projeto.
“Foi no curso que compreendi melhor que a Educação Financeira vai além dos cálculos matemáticos e do uso do dinheiro: ela está diretamente ligada às escolhas conscientes de consumo, sustentabilidade e à construção de um projeto de vida. A proposta ainda está em andamento, mas já percebemos como ela tem ampliado o olhar dos alunos para o coletivo e para a importância de fazer escolhas conscientes”, explica Sheila.
Um detalhe especial do projeto está na personalização das notas, que trouxeram imagens da equipe pedagógica da escola e dos colaboradores do IBS, como Luis Salvatore e a formadora Zenaide Campos. “Essa homenagem foi uma forma de reconhecer quem contribui diretamente para que esse projeto aconteça. Os estudantes ficaram encantados ao ver rostos tão próximos da sua realidade estampando a nossa moeda”, finalizou a educadora.