A cidade de Monte Horebe (PB) vem colhendo bons frutos com a parceria com o Instituto Brasil Solidário. Na Escola José Dias Guarita, uma formação voltada aos professores dos anos iniciais trabalhou na utilização de jogos pedagógicos como ferramenta para a construção de sequências didáticas criativas e participativas.
A educadora Vanderlúcia destacou o impacto do encontro, que proporcionou troca de experiências e inspiração para novas práticas. “Surgiram propostas incríveis. Foi um dia de muito aprendizado, criação e diversão! Vivenciamos uma formação incrível. Um momento de muita troca, onde os educadores puderam jogar, experimentar, refletir e construir suas rotinas de forma lúdica e colaborativa”, afirmou.
O reflexo desse processo já começou a aparecer nas salas de aula. A professora Bianca Lima relatou a experiência interdisciplinar realizada junto com a colega Ionara: “Fizemos uma ação interdisciplinar de Ciências e História sobre os impactos ambientais desde a Revolução Industrial até os dias atuais, com foco na poluição do ar, efeito estufa e aquecimento global. Após as discussões, os alunos jogaram algumas rodadas do PIC$ BIO, refletindo sobre problemas ambientais e sugerindo práticas sustentáveis”, contou.
As formações e práticas desenvolvidas em Monte Horebe mostram como a educação financeira e ambiental podem caminhar juntas, fortalecendo a aprendizagem significativa, incentivando o pensamento crítico e estimulando a construção de soluções sustentáveis para o futuro.