Na cidade de Caldeirão Grande (BA), o projeto com jogos educativos tem promovido não apenas aprendizagens sobre consumo consciente e planejamento, mas também um trabalho pedagógico articulado entre diferentes áreas do conhecimento. Um exemplo inspirador aconteceu com as turmas do 6º e 9º ano, onde a proposta foi aplicada em conjunto pelos professores de Língua Portuguesa e Matemática, com resultados muito positivos.
A professora de Língua Portuguesa Maria Joseane Santos destacou como a prática se tornou um momento rico de aprendizado interdisciplinar e engajamento dos estudantes. Em parceria com o professor de Matemática, ela aplicou o jogo Piquenique, desenvolvido para estimular decisões financeiras conscientes de forma lúdica e colaborativa.
“Apresentei o jogo e as regras, formamos as equipes e eles iniciaram o jogo sob minha supervisão e de outro colega. Os alunos adoraram! O jogo é bem atrativo, despertou a atenção deles. Tanto que, quando terminou o horário da aula, eles ainda queriam continuar jogando”, relatou a professora.
A experiência uniu estratégias de leitura, interpretação e cálculos matemáticos em uma única atividade, envolvendo os alunos em uma dinâmica que estimula o pensamento crítico, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. A atuação em conjunto entre professores de diferentes disciplinas é um dos pilares do projeto, fortalecendo a interdisciplinaridade e contribuindo para uma aprendizagem mais completa e conectada com a realidade dos estudantes.