A cidade de Imperatriz agora conta oficialmente com o Dia D da Educação Financeira em seu calendário escolar. O Projeto de Lei Ordinária nº 9/2025, de autoria do vereador Adhemar Freitas, foi aprovado pela Câmara Municipal e institui a data em 14 de março, envolvendo todas as escolas públicas e privadas do município. A proposta nasceu da prática pedagógica e do engajamento de alunos da rede municipal, e ganhou força com o apoio da educadora Janete Oliveira, da Escola Municipal João Silva, que esteve presente na sessão de aprovação e foi homenageada de forma espontânea pelos vereadores.
“Foi um momento muito especial para mim e para os alunos que iniciaram esse trabalho em 2024. Estive na Câmara para assistir à sessão e fui surpreendida com um convite para me juntar aos vereadores, pois eu estava na plenária. Naquele momento, todo o trabalho desenvolvido dentro da minha sala de aula estava sendo compartilhado e sendo aprovado algo que saiu da ideia de uma turma”, emocionou-se a professora.
A criação do Dia D representa um marco para o fortalecimento da Educação Financeira no ambiente escolar de forma interdisciplinar, inclusiva e com temas transversais, conforme defende Janete. A educadora também levou à Câmara a moeda Girassol, símbolo de seu trabalho pela inclusão escolar, especialmente de alunos com autismo.
“Agora o trabalho criou asas e mais pessoas comporão nossa agenda 2030, demonstrando a importância da Educação Financeira nas escolas. Viver esse momento fortalece a fênix que existe dentro de mim como mãe, educadora e militante da inclusão”, ressaltou Janete, que é ativista pelos direitos dos autistas e defensora da inclusão educacional.