O Instituto Brasil Solidário (IBS) deu início ao ciclo de formação dos cursos assíncronos com uma aula inaugural que reuniu todos os educadores inscritos nas formações de Mediação de Incentivo à Leitura, Mediação de Introdução à Educação Financeira e Matemática nos Anos Finais.
Professores e profissionais da área da educação de várias regiões do Brasil farão parte da primeira turma de mediadores deste ano conheceram os objetivos do curso e a importância do planejamento e acompanhamento das turmas que serão mediadas, aproveitando todo o material da plataforma EaD, vídeos, atividades práticas de interação, autoavaliação e ferramentas digitais colaborativas.
As atividades foram planejadas para proporcionar uma experiência dinâmica e contextualizada, permitindo aos participantes aplicar os conteúdos com autonomia e criatividade em seus contextos educacionais, estimulando interações significativas e abrindo espaço para expressar opiniões, mesmo em ambiente de aprendizagem assíncrono.
Durante o encontro, os educadores tiraram dúvidas e ressaltaram a importância de o Instituto possibilitar uma plataforma com todo o conteúdo das aulas, além do material de comunicação para as turmas, que vai facilitar a articulação de novos multiplicadores do projeto no município.
O momento de troca na aula permitiu reforçar a importância da flexibilidade metodológica e do uso de tecnologias para promover uma formação inclusiva e acessível, especialmente em regiões com limitações de infraestrutura. “Leciono numa escola de zona rural e tem diversos professores da rede municipal que também gostariam de participar dessa ação. Por isso, acho muito importante termos esse apoio e o conteúdo para ajudarmos na mediação dos projetos aqui no município. Estou pensando em promover alguns momentos presenciais e online com as minhas turmas, pois tem escolas que ficam em regiões bem distantes”, destacou a educadora Rita de Cássia, de Tamboril (CE).
Ao final da aula, os participantes foram convidados a refletir sobre suas práticas e a importância da mediação pedagógica, reafirmando o compromisso do Instituto com a formação contínua e de qualidade dos educadores brasileiros.