No município de São José de Piranhas (PB), as escolas da rede municipal realizaram o Dia D da Educação Financeira promovendo momentos de aprendizado e reflexão para os estudantes sobre o uso responsável e consciente do dinheiro. O evento contou com a participação ativa de alunos da Educação Integral, com a aplicação de diferentes metodologias que envolvem jogos educativos.
Na Escola Municipal João Batista Campos, o educador Jardel Medeiros destacou a importância do evento para os alunos da Educação Integral. Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com jogos aplicados às aulas de Educação Financeira da Base Diversificada. “O Dia D foi um momento especial para que nossos alunos compreendessem, desde cedo, a importância de se relacionar de forma consciente e responsável com o dinheiro”, disse.
Já na Escola Municipal Joaquim Pereira Lima, a educadora Elivauma Oliveira enfatizou a relevância da Educação Financeira no currículo da escola, especialmente para as turmas dos Anos Finais. A disciplina é trabalhada com duas aulas semanais e integra a parte diversificada da escola, no Tempo Integral. “A proposta do Dia D reforçou o aprendizado que já vem sendo trabalhado em sala de aula, proporcionando aos alunos uma vivência mais prática sobre a importância do planejamento financeiro e da poupança”, afirmou ela.
Na Escola Municipal Irapuan Sobral, a educadora Ana Paula Mendes utilizou uma abordagem literária para envolver os alunos no aprendizado sobre a relação com o dinheiro. Através do livro O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, as crianças puderam refletir sobre a importância de poupar e entender a diferença entre metas de curto, médio e longo prazo. “Conseguimos abordar o tema de maneira lúdica e reflexiva, ressaltando a importância de cada tipo de objetivo financeiro. O aprendizado foi significativo e as crianças se envolveram de forma muito positiva”, relatou.