Vamos jogar e aprender!
  • Institucional
    • Educação Financeira
    • Implementação
    • Parceiros
    • LATAM
    • Vídeos institucionais
  • Jogos
    • Piquenique
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
      • Piquenique Online
      • Piquenique em Libras
    • Bons Negócios
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
    • Downloads
  • Notícias
  • Imagens
  • Aprendizados
    • Professores que transformam
  • Contato
  • Blog
  • Idiomas
    • Español
    • English
1 de novembro de 2024 por Gabriela Martins

Educação Financeira com inclusão e acessibilidade em Barreiros (PE) e Cubatão (SP) 

Educação Financeira com inclusão e acessibilidade em Barreiros (PE) e Cubatão (SP) 
1 de novembro de 2024 por Gabriela Martins

Escolas em Barreiros (PE) e Cubatão (SP) têm aproximado alunos das atividades com os jogos de Educação Financeira, envolvendo toda a turma e aproveitando o material lúdico e dinâmico do projeto. Com inclusão e acessibilidade, os jogos acolhem os alunos dentro de cada necessidade e atenção no momento da aplicação das atividades, potencializando habilidades cognitivas e socioemocionais. 

Em Cubatão (SP), na UME Usina Henry Borden, os alunos têm acesso a um dado especial, feito de velcro e em alto relevo com braile, para auxiliar os estudantes com deficiência visual a participarem das atividades com os jogos, acompanhando o avanço em cada rodada durante a partida. 

Segundo a educadora Caroline Roldan, uma aluna do 6º ano, diagnosticada com deficiências múltiplas (deficiência visual, intelectual e transtorno do espectro autista – TEA) participa ativamente do momento dos jogos, com ajuda dos próprios colegas, que fazem a leitura das cartas e ela acompanha utilizando o dado especial em relevo. 

“Essa aluna do 6º ano é ótima, presta muito atenção e tem ótima memória. Sempre participa de tudo durante as aulas e os alunos da sala ajudam na leitura das cartas. Como ela sabe o braile, consegue acompanhar com o dado em relevo, mas estamos pensando em fazer algumas moedas dentro dessa proposta. Pensamos também em outras iniciativas, como um jardim sensorial. Fiz o curso de Educação Ambiental do IBS e já estou planejando algumas práticas nessa área”, ressaltou. 

Na EM Prof. Terezinha Gonçalves de Carvalho, em Barreiros (PE), os jogos se tornaram parte da rotina curricular de Matemática Financeira. O estudante Kauã, acompanhado de seu intérprete de libras, tem se destacado a cada rodada. Segundo a educadora Sara Larissa Silvestre, ele costuma ter dificuldade em interagir com outras atividades e se encantou com o material lúdico do jogo. 

“Esse momento dos jogos com os alunos tem sido incrível. Estamos trabalhando de forma efetiva a inclusão em sala de aula com o material. O Kauã logo se adaptou a proposta dos jogos e tem interagido com muita facilidade. Diferente de outras propostas em que ele não se interessa muito em participar, nesta ele tem acompanhado todas as ações que promovo com a turma do 7º ano”, destacou a educadora. 

Artigo anteriorExpoEduc em São José de Piranhas (PB) promove ação interativa com os jogos na praça Próximo artigo Instituições sociais fomentam Educação Financeira em suas comunidades 

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About The Blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Documentário reúne vozes de peso da educação em retrato da Educação Financeira nas escolas 16 de maio de 2025
Aprovado Projeto de Lei que institui o Dia D nas escolas de Imperatriz (MA) 14 de maio de 2025
Parceria com o Banco Central impulsiona ações em escolas do projeto Aprender Valor12 de maio de 2025

Categorias

  • Aliança da Educação Financeira
  • América Latina
  • EaD
  • Educação Financeira
  • Educador de Valor
  • IBS Pedagógico
  • PICS
  • Piquenique Online
  • Vamos Jogar e Aprender

Meta

  • Cadastre-se
  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

Bons Negócios Chile E.E.F. De Moita Redonda Educação Financeira EMEF Desembargador Pedro de Queiroz EMEF Germano José Do Nascimento EMEF José Roldão de Oliveira EMEF Raul Barbosa Expansão dos jogos Mobilização Piquenique Sequências Didáticas Visitas de acompanhamento

Vamos jogar e aprender!

Vamos Jogar e Aprender é o site sobre os jogos PIQUENIQUE e BONS NEGÓCIOS, desenvolvidos com intuito de contribuir, de forma significativa, ao cumprimento da BNCC – Base Nacional Comum Curricular que, entre outros temas, traz a Educação Financeira como meta entre os temas transversais que devem constar nos currículos escolares brasileiros, incluindo Estados e Municípios.

Contato

São Paulo – Ceará
(11) 3791-0015
contato@brasilsolidario.org.brwww.brasilsolidario.org.br
Seg. - Sex. | 9h - 18h

Posts recentes

Documentário reúne vozes de peso da educação em retrato da Educação Financeira nas escolas 16 de maio de 2025
Aprovado Projeto de Lei que institui o Dia D nas escolas de Imperatriz (MA) 14 de maio de 2025
Parceria com o Banco Central impulsiona ações em escolas do projeto Aprender Valor12 de maio de 2025
Instituto Brasil Solidário - IBS
  • Login
Esqueceu sua senha?
Esqueceu sua senha? Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
body::-webkit-scrollbar { width: 7px; } body::-webkit-scrollbar-track { border-radius: 10px; background: #f0f0f0; } body::-webkit-scrollbar-thumb { border-radius: 50px; background: #dfdbdb }