Vamos jogar e aprender!
  • Institucional
    • Educação Financeira
    • Implementação
    • Parceiros
    • LATAM
    • Vídeos institucionais
  • Jogos
    • Piquenique
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
      • Piquenique Online
      • Piquenique em Libras
    • Bons Negócios
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
    • Downloads
  • Notícias
  • Imagens
  • Aprendizados
    • Professores que transformam
  • Contato
  • Blog
  • PT
    • EN
    • ES
12 de agosto de 2024 por Gabriela Martins

Em Monte Horebe (PB) uso dos jogos se tornou ação contínua 

Em Monte Horebe (PB) uso dos jogos se tornou ação contínua 
12 de agosto de 2024 por Gabriela Martins

Ao longo do ano, a Escola Municipal José Dias Guarita, em Monte Horebe (PB), tem implementado, cada vez mais, ações com a utilização dos jogos PIC$ e PIC$ BIO, com o objetivo de enriquecer a prática pedagógica e promover o aprendizado financeiro e ambiental entre os estudantes. Do dia 6 ao dia 26 de agosto, as turmas do 6º ao 9º ano se encontraram para rodadas de jogos.  

Os estudantes expressaram satisfação com a experiência, destacando que o jogo não traz apenas uma experiência do “jogar por jogar”, mas de vivências que provocam reflexões e mudanças de atitudes, partindo de pequenas ações cotidianas. As ferramentas têm despertado o interesse e o envolvimento dos alunos e aprofundado a compreensão sobre conceitos financeiros, por meio do PIC$, e ambientais, com a utilização do PIC$ BIO; “um aprendizado para a vida”, segundo dizem.  

Todas as atividades foram supervisionadas pela professora Vanderlúcia do Nascimento e pelo grupo de estudantes do “Projeto Reagrupamento”, que desempenha um papel ativo na mediação das ações, como ajudar na facilitação do entendimento do jogo, fornecendo suporte e promovendo a integração dos conceitos financeiros discutidos durante as sessões. “A implementação dos jogos PIC$ e PIC$ BIO na Escola José Dias Guarita tem sido um sucesso, enriquecendo a prática pedagógica e proporcionando aos alunos uma experiência educativa valiosa”, reflete. 

Segundo Márcia Nogueira, coordenadora pedagógica da escola, a turma do Reagrupamento (6º ao 9º Ano) foi escolhida como protagonista por conta da dificuldade observada ao assimilar alguns conteúdos. Hoje, eles servem como motivadores aos outros alunos, pois foram trabalhados na recomposição da aprendizagem. O desafio foi lançado e eles, prontamente motivados, se integraram muito rápido ao processo de se aprofundar nos jogos e multiplicar esse saber com as outras turmas. Além das salas de aula, vamos às escolas na zona rural para ampliar esse saber”, explica. 

Artigo anteriorPIC$ complementa aulas de Educação Física em Cachoeira dos Índios (PB)  Próximo artigo PIC$ e PIC$ BIO encantam alunos de Bento Gonçalves (RS) 

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Catalão (GO) recebe oficina com jogos e debate planejamento desde a Educação Infantil 28 de fevereiro de 2025
Educação Financeira com poesia e cordel em Monte Horebe (PB) 27 de fevereiro de 2025
Entrevistados do documentário ‘Virando o Jogo’ terão série de posts especiais nas redes sociais  26 de fevereiro de 2025

Categorias

  • Aliança da Educação Financeira
  • América Latina
  • EaD
  • Educação Financeira
  • PICS
  • Piquenique Online
  • Vamos Jogar e Aprender

Meta

  • Cadastre-se
  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

Bons Negócios Chile E.E.F. De Moita Redonda Educação Financeira EMEF Desembargador Pedro de Queiroz EMEF Germano José Do Nascimento EMEF José Roldão de Oliveira EMEF Raul Barbosa Expansão dos jogos Mobilização Piquenique Sequências Didáticas Visitas de acompanhamento

Vamos jogar e aprender!

Vamos Jogar e Aprender é o site sobre os jogos PIQUENIQUE e BONS NEGÓCIOS, desenvolvidos com intuito de contribuir, de forma significativa, ao cumprimento da BNCC – Base Nacional Comum Curricular que, entre outros temas, traz a Educação Financeira como meta entre os temas transversais que devem constar nos currículos escolares brasileiros, incluindo Estados e Municípios.

Contato

São Paulo – Ceará
(11) 3791-0015
contato@brasilsolidario.org.brwww.brasilsolidario.org.br
Seg. - Sex. | 9h - 18h

Posts recentes

Catalão (GO) recebe oficina com jogos e debate planejamento desde a Educação Infantil 28 de fevereiro de 2025
Educação Financeira com poesia e cordel em Monte Horebe (PB) 27 de fevereiro de 2025
Entrevistados do documentário ‘Virando o Jogo’ terão série de posts especiais nas redes sociais  26 de fevereiro de 2025
Instituto Brasil Solidário - IBS
  • Login
Esqueceu sua senha?
Esqueceu sua senha? Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
body::-webkit-scrollbar { width: 7px; } body::-webkit-scrollbar-track { border-radius: 10px; background: #f0f0f0; } body::-webkit-scrollbar-thumb { border-radius: 50px; background: #dfdbdb }