Vamos jogar e aprender!
  • Institucional
    • Educação Financeira
    • Implementação
    • Parceiros
    • LATAM
    • Vídeos institucionais
  • Jogos
    • Piquenique
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
      • Piquenique Online
      • Piquenique em Libras
    • Bons Negócios
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
    • Downloads
  • Notícias
  • Imagens
  • Aprendizados
    • Professores que transformam
  • Contato
  • Blog
  • PT
    • EN
    • ES
19 de junho de 2024 por Gabriela Martins

Cofrinhos e mercadinhos se tornam atividades práticas em diversos municípios 

Cofrinhos e mercadinhos se tornam atividades práticas em diversos municípios 
19 de junho de 2024 por Gabriela Martins

Os jogos proporcionam uma gama variada de atividades em sala de aula. Duas das que têm feito bastante sucesso em diversos municípios são: a produção de cofrinhos para introduzir o conceito do poupar desde os anos iniciais; e a criação de um espaço de interação que simula um mercadinho em sala de aula. São formas criativas e eficazes de trazer os estudantes para refletirem, conhecerem e praticarem os conceitos da educação financeira. 

Em Catalão (GO), município em que o IBS tem parceria com a John Deere, as Escolas Municipais Inês Dias da Silva e Nilda Margon Vaz, trabalharam com o livro “Como se fosse Dinheiro”, de Ruth Rocha, para imergir a turma no universo sobre compra, venda e a organização financeira do dia a dia. A proposta que agregou a prática literária na atividade, proporcionou ainda uma vivência prática aos alunos com a simulação de um mercadinho envolvendo toda a turma. 

A atividade se estendeu ainda para uma sala de cinema, com direito a compra do ingresso, pipoca e refrigerante. “Após a leitura do livro, confeccionamos cédulas e moedas, montamos uma sala de cinema com o intuito que as crianças entendessem o valor do ingresso, como comprar, dar troco e economizar e ainda preparamos uma sessão com filme e pipoca para os alunos”, relatou a educadora Helenice Dias, da EM Inês Dias da Silva. 

Em Nova Russas (CE), seguindo a mesma proposta do mercadinho, as Escolas EMEF Olmir Mendes e EMEF São José, trabalharam os jogos com atividade de compra e venda com os alunos, incluindo a produção de cofrinhos junto a uma roda de conversas ressaltando a importância da conscientização financeira e da prática sustentável para potencializar a economia e o cuidado com o meio ambiente no cotidiano dos alunos. 

A montagem do espaço interativo com os produtos comuns no mercado, ganhou destaque também na prática realizada em São José de Piranhas (PB) com as turmas da EMEIF Francisco Emerson de Lucena e EMEIF João Batista Campos, envolvendo desde os anos iniciais com as crianças conduzindo toda a prática a apresentação das atividades. Em Cajazeiras (PB), os alunos da EMEIEF Irmã Nirvanda Leite Rolim, antes da prática de negociação, receberam a missão de começar as atividades com uma pesquisa de preços a partir do encarte dos supermercados tirados com comércio local de suas comunidades. 

Artigo anteriorEvento em Itajaí (SC) discute futuro das finanças e apresenta novos jogos Próximo artigo Turma EJA de Ribeiro Gonçalves (PI) recebe Educação Financeira 

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Catalão (GO) recebe oficina com jogos e debate planejamento desde a Educação Infantil 28 de fevereiro de 2025
Educação Financeira com poesia e cordel em Monte Horebe (PB) 27 de fevereiro de 2025
Entrevistados do documentário ‘Virando o Jogo’ terão série de posts especiais nas redes sociais  26 de fevereiro de 2025

Categorias

  • Aliança da Educação Financeira
  • América Latina
  • EaD
  • Educação Financeira
  • PICS
  • Piquenique Online
  • Vamos Jogar e Aprender

Meta

  • Cadastre-se
  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

Bons Negócios Chile E.E.F. De Moita Redonda Educação Financeira EMEF Desembargador Pedro de Queiroz EMEF Germano José Do Nascimento EMEF José Roldão de Oliveira EMEF Raul Barbosa Expansão dos jogos Mobilização Piquenique Sequências Didáticas Visitas de acompanhamento

Vamos jogar e aprender!

Vamos Jogar e Aprender é o site sobre os jogos PIQUENIQUE e BONS NEGÓCIOS, desenvolvidos com intuito de contribuir, de forma significativa, ao cumprimento da BNCC – Base Nacional Comum Curricular que, entre outros temas, traz a Educação Financeira como meta entre os temas transversais que devem constar nos currículos escolares brasileiros, incluindo Estados e Municípios.

Contato

São Paulo – Ceará
(11) 3791-0015
contato@brasilsolidario.org.brwww.brasilsolidario.org.br
Seg. - Sex. | 9h - 18h

Posts recentes

Catalão (GO) recebe oficina com jogos e debate planejamento desde a Educação Infantil 28 de fevereiro de 2025
Educação Financeira com poesia e cordel em Monte Horebe (PB) 27 de fevereiro de 2025
Entrevistados do documentário ‘Virando o Jogo’ terão série de posts especiais nas redes sociais  26 de fevereiro de 2025
Instituto Brasil Solidário - IBS
  • Login
Esqueceu sua senha?
Esqueceu sua senha? Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
body::-webkit-scrollbar { width: 7px; } body::-webkit-scrollbar-track { border-radius: 10px; background: #f0f0f0; } body::-webkit-scrollbar-thumb { border-radius: 50px; background: #dfdbdb }