Vamos jogar e aprender!
  • Institucional
    • Educação Financeira
    • Implementação
    • Parceiros
    • LATAM
    • Vídeos institucionais
  • Jogos
    • Piquenique
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
      • Piquenique Online
      • Piquenique em Libras
    • Bons Negócios
      • Dicas pedagógicas
      • Perguntas frequentes
      • Materiais de apoio
    • Downloads
  • Notícias
  • Imagens
  • Aprendizados
    • Professores que transformam
  • Contato
  • Blog
  • PT
    • EN
    • ES
16 de março de 2020 por Gabriela Martins

Estudantes de Carolina/MA participam de atividade prática “Nossa moeda no cotidiano” com dinâmicas para assimilar notas de maior e menor valor

Estudantes de Carolina/MA participam de atividade prática “Nossa moeda no cotidiano” com dinâmicas para assimilar notas de maior e menor valor
16 de março de 2020 por Gabriela Martins

“Nossa moeda no cotidiano” foi o tema escolhido para uma atividade dinâmica e criativa com os estudantes da Escola Operária Rui Barbosa, em Carolina/MA, que abriu várias oportunidades de aprendizado com os alunos conhecendo de forma prática o valor em moedas e cédulas, com troca do dinheiro e várias continhas para entenderem cada nota e seus valores.

Segundo a professora Elinei Siqueira, que esteve à frente da atividade, a proposta foi fomentada em sala de aula, onde a turma do 4º ano fez um grande círculo para interagirem na troca das cédulas e, receberam durante a atividade, notas variadas de 100 a 2 reais.

“Pedimos para que os alunos trocassem o dinheiro da forma como quisessem, envolvendo cédulas e moedas. Feito isso, cada uma trazia até o centro e conferia falando e mostrando os valores para os demais colegas. Se por acaso o valor fosse inferior ou superior do que eles tinham planejado, a criança voltava ao centro e tinha que conferir novamente se estava sobrando ou faltando, fazendo novos cálculos. A dinâmica envolvia também uma moeda fictícia, quando acertavam os cálculos, elas ganhavam moedas de 1 real, e quando acontecia algum erro, ganhavam moedas de 0,25 centavos. Assim todos ganhavam e ficavam satisfeitos com as trocas”, explica a educadora.

A professora ressaltou que o principal objetivo era possibilitar que os alunos assimilassem o valor das menores e maiores notas, participando de atividades do dia a dia, como a ida ao supermercado já com conhecimento sobre conferir um troco, entender o valor das compras e terem uma noção importante de conceitos da educação financeira.

A proposta envolve ainda uma continuidade dessa primeira atividade, onde será organizado um mini supermercado na sala de aula, com preços já estabelecidos em embalagens de alguns produtos comuns no cotidiano dos estudantes. “Esse foi um primeiro passo com um resultado muito positivo dos alunos, eles gostaram muito de participar da atividade, então estamos organizando uma outra aula, já separamos as embalagens e etiquetamos com os preços, onde eles vão precisar fazer as compras, calcular e pagar os produtos e conhecerem na prática sobre como trocar o dinheiro certinho”, ressalta.

 

 

Artigo anteriorGanhador de Olinda/PE do concurso das “Cartas-Desafio” recebe premiação e planeja utilizar os jogos de Educação Financeira em atividades nas escolas públicas de PernambucoPróximo artigo Escola em Ubajara promove Feirinha "Pequenos Empreendedores" com organização dos próprios alunos

1 comments

Marcia dos Santos Costa disse:
16 de março de 2020 às 12:59

Parabéns aos alunos pelo aprendizado, empenho e dedicação e a professora pela disposição e aceitação das orientações dadas
para realização das atividade.

Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Catalão (GO) recebe oficina com jogos e debate planejamento desde a Educação Infantil 28 de fevereiro de 2025
Educação Financeira com poesia e cordel em Monte Horebe (PB) 27 de fevereiro de 2025
Entrevistados do documentário ‘Virando o Jogo’ terão série de posts especiais nas redes sociais  26 de fevereiro de 2025

Categorias

  • Aliança da Educação Financeira
  • América Latina
  • EaD
  • Educação Financeira
  • PICS
  • Piquenique Online
  • Vamos Jogar e Aprender

Meta

  • Cadastre-se
  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

Bons Negócios Chile E.E.F. De Moita Redonda Educação Financeira EMEF Desembargador Pedro de Queiroz EMEF Germano José Do Nascimento EMEF José Roldão de Oliveira EMEF Raul Barbosa Expansão dos jogos Mobilização Piquenique Sequências Didáticas Visitas de acompanhamento

Vamos jogar e aprender!

Vamos Jogar e Aprender é o site sobre os jogos PIQUENIQUE e BONS NEGÓCIOS, desenvolvidos com intuito de contribuir, de forma significativa, ao cumprimento da BNCC – Base Nacional Comum Curricular que, entre outros temas, traz a Educação Financeira como meta entre os temas transversais que devem constar nos currículos escolares brasileiros, incluindo Estados e Municípios.

Contato

São Paulo – Ceará
(11) 3791-0015
contato@brasilsolidario.org.brwww.brasilsolidario.org.br
Seg. - Sex. | 9h - 18h

Posts recentes

Catalão (GO) recebe oficina com jogos e debate planejamento desde a Educação Infantil 28 de fevereiro de 2025
Educação Financeira com poesia e cordel em Monte Horebe (PB) 27 de fevereiro de 2025
Entrevistados do documentário ‘Virando o Jogo’ terão série de posts especiais nas redes sociais  26 de fevereiro de 2025
Instituto Brasil Solidário - IBS
  • Login
Esqueceu sua senha?
Esqueceu sua senha? Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.
body::-webkit-scrollbar { width: 7px; } body::-webkit-scrollbar-track { border-radius: 10px; background: #f0f0f0; } body::-webkit-scrollbar-thumb { border-radius: 50px; background: #dfdbdb }