Além da plataforma de estudos traduzida para o espanhol, professores colombianos têm aulas de EaD com tradução simultânea e logo estarão multiplicando conhecimentos
O projeto de Educação Financeira do Instituto Brasil Solidário (IBS) vive um momento histórico. Agora, além de estarem presentes em todas as regiões do Brasil, as formações dos educadores extrapolaram a fronteira e chegaram a outro país. Mais precisamente, a Colômbia.
Teve início neste mês de março a primeira formação para educadores do país vizinho. A parceria com os colombianos começou a ser desenhada em 2021e foi concretizada em janeiro, durante reuniões presenciais na capital, Bogotá, e em San José de Cúcuta. No começo de março, começaram as aulas de Ensino à Distância (EaD) para a primeira turma de educadores.
Todos os educadores inscritos contam com a completa plataforma de estudos já conhecida pelos professores brasileiros, toda traduzida para o espanhol. Isso sem esquecer, é claro, dos jogos Piquenique e Bons Negócios (ou melhor, Picnic e Buenos Negocios!). Durante as aulas EaD, realizadas pela plataforma “Zoom”, há tradução simultânea disponível para todos.
“Estamos vivendo um momento extremamente especial. Essa expansão internacional é um sonho antigo do IBS, e a maneira como estamos trabalhando, incluindo o curso de formação dos educadores, é algo sem precedentes na história do Instituto”, diz Luis Salvatore, presidente do IBS. “Estamos felizes com esse momento, e com a segurança e a certeza de poder, com muito orgulho, levar um projeto brasileiro para outros países da América Latina. Nossa experiência será bem-sucedida também na Colômbia.”
Para a primeira turma de formação, há quase 60 educadores colombianos inscritos, das seguintes localidades: Bogotá, Cali, Barranquilla, Madrid, San José de Cúcuta e Boyacá.
Além da tradução da plataforma de estudos online e dos jogos, houve também adequações culturais. É o caso, por exemplo, de cartas de alimentos no jogo Piquenique (Picnic), que para educadores e alunos colombianos ganhou produtos mais comuns ao país.
“Com a Educação Financeira vamos superar esse problema global: a inadimplência. Assim teremos uma sociedade mais evoluída, com segurança para realizar sonhos e metas na vida adulta ”, resume Salvatore.
Assim como ocorre com as formações de educadores no Brasil, o objetivo também na Colômbia é transformá-los em multiplicadores do projeto. Ou seja, os professores não só aplicarão os jogos com os alunos em sala, como também serão responsáveis pela formação de novos educadores no projeto.